Perguntas Frequentes

O que a GarantaSeuDireito pode fazer por mim?

A GarantaSeuDireito intermediará acordos e ações judiciais para garantir que o cidadão lesado receba uma compensação financeira pelos danos causados pelas empresas.

Quanto tempo demora até receber minha indenização?

O prazo de indenização é relativo dependendo do caso apresentado pelo usuário, mas em média a indenização é recebida no prazo de 06 (seis) meses a 01 (um) ano.

Qual é o meu custo pelos serviços da GarantaSeuDireito?

Não há nenhuma cobrança antecipada, o cliente somente paga, um percentual do que vier a ganhar, em caso de êxito na solução de seu problema.

O que é a negativação indevida?

A negativação indevida é aquela que acontece quando uma empresa insere o nome do consumidor nos cadastros de proteção ao crédito sem que existam débitos em seu nome (SPC, SCPC e Serasa).

Por isso, é importante sempre guardar comprovantes de pagamento e notas fiscais. Assim, caso se depare com uma inscrição indevida, você poderá comprovar facilmente o pagamento da dívida.

Ainda, existem casos em que a inscrição acontece em relação a um contrato inexistente. Nesses casos, judicialmente é possível cancelar a contratação irregular e pleitear a reparação por todos os danos causados ao consumidor.

Sujaram meu nome indevidamente. Quais providências devo tomar?

Após ficar ciente da inclusão indevida do seu nome no SPC, no SCPC ou no SERASA, o interessado deverá procurar o poder judiciário para providenciar a retirada do nome do cadastro de devedores e a reparação pelos danos sofridos.

Posso receber minha indenização mais de um ano após o voo?

A legislação brasileira determina que o passageiro pode requerer a compensação financeira por danos sofridos nos últimos três anos. Qualquer que seja a situação, seja voo atrasado, cancelado ou extravio de bagagens, ocorridos nos últimos três anos, esta pode ser reclamada administrativamente ou judicialmente.

A companhia aérea me ofereceu um acordo que eu penso não ser o suficiente. O que devo fazer?

As companhias aéreas tentam a todo momento reduzir os seus prejuízos causados pela deficiência de seus serviços. Desta forma, sem a ajuda de especialistas, estas indenizações tendem a ser reduzidas e no fim acabam por não compensar o usuário pelos danos realmente sofridos.

A GarantaSeuDireito demonstrando o comprometimento com o usuário, tenta sempre o ressarcimento justo, suficiente e proporcional ao dano sofrido, evitando que seus clientes sejam novamente lesados pela companhia aérea.

Meu voo foi comprado por outra pessoa. Ainda assim tenho direito à indenização?

O passageiro tem direito a reclamar a indenização pelos danos sofridos, mesmo que não tenha sido ele o efetivo comprador da passagem aérea.

Tenho o direito de desistir da compra de um imóvel na planta e fazer o distrato?

Sim. Mesmo que os contratos de promessa de compra e venda de imóveis na planta tragam em suas cláusulas a impossibilidade do comprador desistir do negócio, a lei dá o direito de arrependimento e de rescisão do contrato imobiliário.

Vou receber 100% do valor investido?

Em casos de atraso ou descumprimento contratual pela empresa, o consumidor pode desistir da compra e 100% todos os valores pagos. No caso de distrato por opção do comprador, quando a incorporadora está cumprindo sua parte no negócio, decisões judiciais, a empresa pode reter apenas valores suficientes para cobrir despesas de administração (entre 10% a 20% dos valores pagos pelo cliente).

Tenho direito a pleitear eventuais indenizações por danos morais, materiais ou qualquer prejuízo que tenha sofrido em caso de atraso na entrega de imóvel comprado na planta?

Em razão do atraso na entrega da obra, houve o descumprimento contratual, sendo assim é possível pedir indenizações de cunho material e moral.

Quando a cobrança de taxa de evolução de obra passa a ser abusiva?

A cobrança dessa taxa passa a ser abusiva e torna-se ilegal após a entrega das chaves ou no caso de atraso na conclusão da obra — quando a construtora não cumpre o prazo estipulado no contrato de compra e venda.

Porém, por diversas ocorrências na obra, quase nunca são cumpridos os prazos de finalização. Dessa forma, os consumidores se veem obrigados a assumir os valores de juros por um período que vai muito além do que o legalmente cobrado e estipulado em contrato.

O comprador não pode, em hipótese alguma, ser penalizado por eventual falta de pontualidade na entrega do imóvel ou, ainda, pela ausência do Habite-se. Portanto, caso alguma das situações anteriores ocorra, a pessoa pode exigir a imediata suspensão da cobrança da taxa de evolução.

Por todos esses motivos, é muito importante orientar o cliente a ter muita atenção e a conhecer bem a fundo a modalidade de contrato que se está celebrando com a construtora. é necessário observar todas as condições e o prazo determinado para a entrega do imóvel ao fim da construção.

Uma pessoa idosa ou portadora de uma doença grave pode ser impedida de participar de um plano de saúde?

Não. A operadora não pode negar o acesso a o plano de saúde. Ninguém poderá ser impedido de participar de um plano privado de assistência à saúde, nem em razão da idade ou de qualquer outro motivo.

A operadora pode exigir cobrar alguma taxa para renovação de contrato?

Não. é proibida qualquer cobrança para renovação de contrato.

Quais os prazos máximos de carência estabelecidos na lei dos planos de saúde?

  •  Urgência e emergência: 24 horas;
  •  Parto a termo (a partir da 37ª semana de gravidez): 300 dias;
  • Demais casos (consultas, exames, internações, cirurgias): 180 dias

 

As operadoras podem praticar prazos menores que o estabelecido na lei, nunca maiores.